BEM-VINDO

SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.FIQUE À VONTADE!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Semana santa...

Começa no Domingo de Ramos e segue até à Páscoa. Dia 2 de Abril, sexta-feira santa, foi dia de jejum e abstinência, de alguma tristeza, recolhimento, adoração da cruz e da Via-sacra... a nossa Via-sacra pública, a grande caminhada pelas ruas de Corroios com fim no Monte das Oliveiras (sede dos Escuteiros), onde se lembrou a condenação, os maus tratos, a crucificação, a morte e a sepultura e o sacrifício de Jesus para a nossa redenção.
E no seguimento do ano anterior, os Escuteiros do Agrupamento 585 e a FNA colaboraram e participaram na Celebração da Paixão do Senhor.



O Agrupamento 585 e a FNA também estiveram presentes na grande e longa vigília, a mãe de todas as vigílias... Vigília Pascal, o ponto alto de todo o ano litúrgico, a celebração "mais importante" na vida do cristão, onde celebramos em vigília e oração o mistério da redenção humana. A cerimónia iniciou com a benção do nosso pároco, Pe. Casimiro Henriques ao fogo novo (fogueira no largo da Igreja Nossa Senhora da Graça) onde o Círio foi abençoado e iluminado como o símbolo de Cristo que tem gravado os símbolos Alfa (o início - no alfabeto grego) e Ómega (o fim) quer dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo", a luz do mundo. A partir desta luz todos foram convidados a acender as suas velas e a entrarem na igreja, como o simbolismo de carregar o fogo a partir do Santo Sepulcro até à Igreja, ou seja, a passagem de Jesus Cristo da morte à vida: «a noite que brilha como o dia e a escuridão é clara como a luz», «a luz de Cristo (...) dissipa as trevas de todo o mundo» e convida a «celebrar o esplendor admirável desta luz (...) na noite ditosa, em que o céu se une à terra, em que o homem se encontra com Deus!».

Após o canto da ladainha dos santos, a bênção da água, a aspersão de toda a assembleia com a água benta e a oração universal foram baptizados os catecúmenos, fez-se a renovação das promessas do baptismo e também a primeira comunhão. Sendo de salientar que o nosso irmão Escuta Nuno, fez a sua 1ª comunhão.

Por fim, e com "grande estilo", já tarde da noite, quando terminou a cerimónia, houve oferta de uma grande variedade de amêndoas (para todos os gostos) - Hummm... que gostoso!!!

Que a tradição e a cristã se renove a cada ano.

Sem comentários: